Esta ferramenta permite determinar e analisar o índice Maslach Burnout Inventory (MBI), utilizado para verificar o esgotamento no trabalho devido à síndrome de Burnout, baseado em perguntas objetivas do tipo auto-avaliação.

Esta avaliação não substitui, em hipótese alguma, o diagnóstico por psicólogo ou psiquiatra. Trata-se de uma metodologia utilizada na avaliação de riscos ergonômicos relativos à organização do trabalho. A aplicação desta ferramenta objetiva auxiliar a elaboração de programas de Ergonomia, análise da sobrecarga física e mental dos trabalhadores.

O Significado do Burnout

No idioma português, o termo burnout, em uma tradução mais direta, pode ser entendido como “perder o fogo”, “perder a energia” ou “queimar para fora”. Burnout é um termo (e um problema) bastante antigo.

“No jargão popular inglês, se refere àquilo que deixou de funcionar por absoluta falta de energia. Enfim, uma metáfora para significar aquilo, ou aquele, que chegou ao seu limite e, por falta de energia, não tem mais condições de desempenho físico ou mental”

Benevides-Pereira, 2002, p.21

A síndrome de Burnout é a reação psicológica na qual o trabalhador não vê mais sentido na sua relação com o trabalho e não se importa mais em fazer qualquer esforço, pois tudo lhe parece inútil.

Burnout é uma resposta ao estresse laboral, sendo necessário reavaliar o conteúdo das atividades da organização. É uma experiência subjetiva composta por sentimentos, emoções e atitudes negativas no ambiente de trabalho.

O resultado da avaliação é confidencial e será enviado somente para o e-mail pessoal.

Adquira o Relatório Personalizado

O Relatório MBI, personalizado conforme os resultados da avaliação individual, será encaminhado ao e-mail do interessado, em formato PDF.

O relatório está disponível para aquisição na Loja Virtual GEDAF.

Clique Aqui para acessar as condições de venda.