Programa Centelha - Goiás
Organizador GEDAF Nenhum comentário

O programa Centelha para Goiás está com inscrições abertas até 21 de outubro de 2019. A iniciativa objetiva desenvolver o empreendedorismo e a inovação no Estado de Goiás.

Serão selecionados 28 (vinte e oito) projetos de inovação, no valor unitário máximo R$ 60.000,00 (sessenta mil reais).

Os empreendedores selecionados receberão apoio por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) para geração de empresas de base tecnológica a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos seguintes setores econômicos estratégicos:

Quadro Áreas Programa Centelha Goiás Ed. 2019

Quadro de Áreas do Programa Centelha para Goiás, Edital 2019.

Serão apoiados projetos inovadores contemplando as seguintes temáticas: Automação; Big Data; Biotecnologia e Genética; Blockchain; Design; Eletroeletrônica; Geoengenharia; Inteligência artificial e machine learning; Internet das coisas (IoT); Manufatura avançada e robótica; Mecânica e mecatrônica; Nanotecnologia; Química e Novos materiais; Realidade aumentada; Realidade virtual; Segurança, privacidade e dados; Tecnologia Social; e Tecnologia da Informação (TI) e Telecom.

Sobre o Programa Centelha

O Programa Centelha possui divulgação nacional e visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. O programa irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação CERTI.

Em Goiás, o programa será executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).

Inscrições para Goiás

As inscrições do programa para Goiás abriram no dia 04/09 e encerrarão no dia 21/10/2019.

Acesse o edital e confira todas as regras para participação no programa: clique aqui.

As propostas devem ser inscritas respeitando o limite máximo de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) com recursos FNDCT/FINEP e recursos oriundos do estado de Goiás, a serem liberados em até 3(três) parcelas, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira da FAPEG.

O proponente selecionado deverá, obrigatoriamente, aportar recursos a título de contrapartida financeira, no limite mínimo 5% (cinco por cento) do valor de subvenção econômica contratado.

Cronograma e etapas do Programa Centelha

1 – SUBMISSÃO DAS IDEIAS INOVADORAS: 04/09/2019 a 21/10/2019

2 – SUBMISSÃO DOS PROJETOS DE EMPREENDIMENTO: 25/11/2019 a 05/12/2019

3 – SUBMISSÃO DOS PROJETOS DE FOMENTO: 14/01/2020 a 27/01/2020

4 – CONTRATAÇÃO DOS PROJETOS DE FOMENTO: até 28/05/2020

5 – ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS CONTRATADOS: 12 meses após a contratação

Esclarecimentos gerais

Quem pode submeter ideias no Programa Centelha GO?

As propostas ao Programa Centelha poderão ser submetidas por:

  • Pessoa física (coordenador do projeto) que, se aprovada, deverá constituir uma Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte (MEEPP) com sede em Goiás para contratação e recebimento dos recursos financeiros não reembolsáveis, na forma de subvenção econômica; ou
  • Pessoa física (coordenador do projeto) que possua vínculo como proprietário ou sócio proprietário de Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte (MEEPP), sediada no Estado de Goiás, com data de constituição em até 12 (doze) meses anteriores à data de publicação do edital.

Posso submeter mais de uma ideia?

Não há limitações quanto ao número de ideias que podem ser submetidas ao Programa Centelha pelo mesmo proponente , mas apenas aquela com maior pontuação passará para a próxima fase.

Preciso ter uma empresa para participar?

Não é necessário ter uma empresa constituída para propor uma ideia. A constituição da empresa, no entanto, será necessária apenas após a terceira fase do programa (fase do projeto de fomento) caso a ideia seja aprovada nas etapas anteriores.

Já tenho uma empresa constituída, posso participar?

Podem participar Microempresas ou Empresas de Pequeno Porte (MEEPP), com data de constituição de até 12 (doze) meses anteriores à data de lançamento do edital, que atendam às condições nele exigidas.

Como as ideias serão avaliadas?

Cada ideia será avaliada por dois especialistas, com formação e experiência em uma ou mais áreas temáticas do programa, homologados pelo Comitê Gestor e seguirão os critérios estabelecidos no edital.

Tenho outra dúvida que não foi respondida pelo site ou pelo edital, como posso entrar em contato?

Caso sua dúvida não tenha sido esclarecida no edital do programa, entre em contato com a FAPEG ou a equipe organizadora nacional, através do site www.helpdeskcentelha.com.br .


Fonte: Programa Centelha, acesso em 06/10/2019, disponível em: <http://programacentelha.com.br/#edicoes>.

 

 

Deixe uma resposta