Banco de Oportunidades - GEDAF
Organizador GEDAF Nenhum comentário

A Universidade Federal de Goiás (UFG) publicou o processo seletivo 01/2021 do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI – UFG). Serão concedidas 4 bolsas de mestrado e 7 de doutorado em projetos da universidade com empresas parceiras.

A seleção é direcionada a novos alunos nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) em Agronomia, Ciências da Computação, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Ambientais, Ciências Farmacêuticas, Genética e Melhoramento de Plantas e Inovação Farmacêutica.

Podem se inscrever portadores de diploma de graduação e/ou mestrado de todo o país.

Apoio da iniciativa privada

O programa estimula a interação entre academia e a indústria. Os projetos de pesquisa serão realizados a partir das demandas das empresas parceiras.

Os bolsistas elaboram suas pesquisas como estudantes regulares da UFG, assistidos simultaneamente por orientador acadêmico e supervisor da indústria interessada.

Cada candidato deve indicar a opção entre os projetos já definidos junto às empresas. Dessa forma, antes de ingressar no programa, o aluno terá conhecimento sobre o tema a ser trabalhado e o orientador previamente definido pelo PPG.

Empresas parceiras no programa:

  • Instituto Gyntec de Inovação
  • Milhão Indústria e Comércio de Ingredientes e Cereais
  • Santos Lab
  • Ballagro Agrotecnologia
  • Aché Laboratórios Farmacêuticos
  • São Salvador Alimentos S/A
  • Jalles Machado
  • Embrapa

Qualidade em pesquisas

A UFG recebeu mais de R$ 1 milhão em bolsas de pesquisas do Programa MAI/DAI do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas – CNPq.

A proposta da UFG recebeu nota máxima nos critérios de relevância e experiência da instituição com Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A universidade também se destacou nos quesitos infraestrutura, estratégia, grau de inovação e potencial de impacto regional.

Os 9 projetos aprovados pelo CNPq, associados a 8 empresas nacionais, envolvem estudos e criação de tecnologias alinhadas à vocação econômica do Estado de Goiás e do Brasil. As pesquisas são relacionadas ao agronegócio e produção de alimentos, medicamentos e aproveitamento sustentável do bioma Cerrado.

A UFG atua de forma influente na economia açucareira do Brasil. Ela é uma das dez universidades federais que integram a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Sucroenergético (RIDESA). A rede é responsável pelo tipo RB de cana-de-açúcar, cultivada em mais de 65% dos canaviais do país.

Inscrições até 23 de fevereiro

As inscrições devem ser realizadas de 08 a 23 de fevereiro de 2021, exclusivamente por meio do formulário eletrônico – clique aqui.

O processo seletivo será executado totalmente de forma remota. O resultado final será publicado em 02 de abril.

Confira o edital completo do mestrado e doutorado em Inovação no site da UFG – clique aqui.


Fonte: UFG, publicado em 01.02.2021.

Deixe um comentário