Alice no País das Maravilhas - Disney 2010
Organizador GEDAF Nenhum comentário

No início do novo ano, muitas pessoas procuram planejar metas visando à conquista de resultados mais satisfatórios e melhoria da sua qualidade de vida.

A falta de metas claras pode resultar em desequilíbrios e perda de foco. No famoso conto “Alice no País de Maravilhas”, escrito por Lewis Carroll, a personagem Alice pergunta ao gato Cheshire qual caminho deveria seguir. Então, o gato respondeu-lhe com a célebre ponderação lógica: “Se você não sabe onde quer chegar, então qualquer caminho serve”.

Felizmente há boas técnicas para facilitar decisões. O GEDAF compartilha o modelo integrador ISAEL para auxiliar aos que procuram por referências de planejar metas. Essa ferramenta contempla 5 (cinco) dimensões essenciais, áreas-chave vitais para o sucesso, mostradas na Figura abaixo.

Modelo ISAEL - GEDAF

Figura 1: Modelo ISAEL para planejamento de metas (GEDAF, 2021)

Descrição das áreas-chave

  • [I]nvestimentos: análises e decisões sobre alocação de recursos financeiros (carteira) em renda fixa e variável, considerando os riscos e o perfil cada investidor.
  • [S]aúde: cuidados com o corpo e a mente, mediante prática de atividades físicas, meditação para redução do estresse, e cultivo da espiritualidade.
  • [A]limentação: seleção e preparo de alimentos saudáveis e naturais, mudança de hábitos e perfil de consumo mais sustentável.
  • [E]ducação Financeira: aquisição e atualização de conhecimentos sobre finanças pessoais e investimentos por meio de leituras, participação em cursos e eventos.
  • [L]azer e Repouso: repouso noturno e organização de pausas para descanso, prática de atividades recreativas, incluindo viagens e eventos culturais.

O modelo de planejamento ISAEL é bastante simples. A verificação de resultados em cada área-chave deve ser realizada de forma periódica – semanal, quinzenal ou mensal.

O acompanhamento se dá por registro das ações e resultados. Recomenda-se utilizar caderno pautado (com linhas), modelo universitário, para apontamentos pessoais cronológicos dessas iniciativas. Reservar uma folha para cada período de verificação.

Você ficará mais animado(a) com seu progresso à medida que planeja ações e registra os resultados nas áreas-chave do modelo ISAEL.

Outra curiosidade: Isael tem origem bíblica, correspondendo às tribos de Israel descendentes de Jacó. Significa “aquele(a) que reina com Deus”.

Pedimos à Deus a melhor orientação para planejar suas metas em 2021!


Editorial GEDAF, colaboração do gestor financeiro Rone Antônio de Azevedo.

Imagem: Alice in Wonderland, Disney Estúdios, 2009.

Participe do grupo GEDAF Finanças VIP 21 e receba dicas em seu celular – clique aqui.

Deixe um comentário