Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

5a Semana Nacional de Educação Financeira

15/05/2018, 08:00 - 20/05/2018, 20:00

A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promover ações de educação financeira no país. A quinta edição ocorrerá de 14 a 20 de maio de 2018. O GEDAF apoia esse importante projeto educacional e convida seus membros a participarem das atividades.

Na última edição da Semana ENEF, ocorreram mais de 3.600 ações, eventos promovidos nos formatos presencial e à distância.

Agenda da 5a. Semana ENEF

As informações sobre os eventos da 5a. Semana ENEF estão disponíveis na Agenda – ações gratuitas oferecidas pelos membros do Comitê e seus parceiros. É possível consultar os eventos por assunto, entidade organizadora, tipo de público, formato de apresentação, local e datas.

Clique aqui para acessar a Agenda da 5a. Semana ENEF. Ao clicar no título do evento, o interessado será direcionado à uma página com a descrição do programa, local ou links de acesso na internet, datas e horários.

Importância da Educação Financeira

A educação financeira tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância do planejamento financeiro, para desenvolverem uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões acertadas sobre finanças e consumo.

Entendendo os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, as pessoas conseguem equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo. Um dos efeitos disso é a cultura do hábito de poupar, outro importante pilar da educação financeira.

Todos saem ganhando, pois cada cidadão financeiramente educado contribui para o bem-estar coletivo. Essa qualificação propicia melhores condições para lidar com emergências e momentos difíceis da vida, e resulta em um sistema financeiro mais sólido e eficiente.

Organizadores da ENEF

A ENEF é uma iniciativa pública que reconhece a educação financeira e previdenciária como ferramenta de inclusão social, de melhoria da vida do cidadão e de promoção da estabilidade, concorrência e eficiência do sistema financeiro do país.

Instituída pelo Decreto nº 7.397/2010, a estrutura de governança da ENEF integra entidades públicas e privadas interessadas em promover a educação financeira no Brasil. O formato preserva a independência dos órgãos supervisores do sistema financeiro para desenvolver suas próprias ações de educação.

O Comitê Nacional de Educação Financeira – CONEF é a instância responsável pela direção, supervisão e pelo fomento da ENEF, sendo constituída por sete órgãos e entidades de governo e seis organizações da sociedade civil.

Órgãos do Governo

  1. Banco Central do Brasil
  2. Comissão de Valores Mobiliários
  3. Superintendência Nacional de Previdência Complementar
  4. Superintendência de Seguros Privados
  5. Ministério da Justiça e Cidadania
  6. Ministério da Educação
  7. Ministério da Fazenda

Representantes da Sociedade Civil

  1. ANBIMA
  2. B3
  3. CNseg
  4. FEBRABAN
  5. Sebrae
  6. Consed

A Estratégia Nacional de Educação Financeira pode ser consultada no seu sítio oficial www.vidaedinheiro.gov.br. Nesse endereço há diversas ferramentas e matérias gratuitos, além de links para os sítios de todos os membros do CONEF.

 

Fonte: Enef / Conef, sites do evento e dos organizadores, acesso em 30/04/2018.

Detalhes

Início:
15/05/2018, 08:00
Final:
20/05/2018, 20:00
Categoria de Evento:
Website:
http://www.semanaenef.gov.br/faca-parte/