Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Seminário Novas Tendências em Educação Financeira

12/11/2018, 10:00 - 13/11/2018, 18:00

Livre
Seminário Regional sobre Novas Tendências em Educação Financeira 2018 - CVM

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) promove o Seminário Regional sobre Novas Tendências em Educação Financeira, evento a ser realizado em São Paulo, de 12 a 13 de novembro de 2018. 

A CVM, em parceria com a Anbima – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais e a B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, organiza anualmente uma série de atividades e palestras sobre estudos comportamentais e educação financeira a fim de aprimorar as ações de proteção e orientação do investidor brasileiro e discutir novas formas de incentivar a formação de poupança no país.

O evento Seminário Regional sobre Novas Tendências em Educação Financeira é oferecido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Haverá a participação de renomados acadêmicos, pesquisadores nacionais e internacionais, bem como representantes de órgãos reguladores e autorreguladores, os encontros proporcionarão uma abordagem multidisciplinar nos campos da psicologia, economia, antropologia, sociologia e outros, além de debater estratégias e políticas públicas inovadoras de educação financeira e proteção do investidor.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento, ver link abaixo.

Programação

Seminário Regional sobre Novas Tendências em Educação Financeira

Segunda-feira, 12 de novembro

10h00 – 13h00  Segunda reunião da Rede Regional OCDE/INFE da ALC (América Latina e Caribe)

13h30 – 14h00  Registro

14h00 – 14h30  Cerimônia de abertura e divulgação da declaração oficial de apoio às atividades da Rede Regional OCDE/INFE da ALC e do Centro OCDE/CVM

14h30 – 15h30  Entrega das contribuições da OCDE/INFE à Presidência do G20 exercida pela Argentina: apoio a consumidores e empreendedores no ambiente digital.

Esta sessão apresentará as duas Notas de Orientação de Políticas Públicas desenvolvidas pela OCDE e entregues aos líderes do G20 durante a presidência argentina e discutirá como implementar esses dois instrumentos na região da ALC.

15h30 – 16h00  Palestra Principal

Palestrante: Dr. Jonathan Morduch, coautor de um dos livros mais relevantes sobre como os pobres encontram soluções para seus problemas financeiros cotidianos (“Portfolios of the Poor”) e, recentemente (2017), o trabalho foi sucedido por um novo livro: “The Financial Diaries – How American Families Cope in a World of Uncertainty”. A discussão abordará suas descobertas relevantes para a região da ALC.

16h00  Coffee break

16h00 – 17h30  Uso de dados para subsidiar políticas públicas: o uso de resultados de medição de alfabetização financeira na ALC.

Esta sessão discutirá de que forma a análise de dados de medições de alfabetização e inclusão financeiras tem sido útil na formação de conhecimentos adicionais, como medição de bem-estar financeiro e concepção ou revisão de iniciativas de educação financeira.

Terça-feira, 13 de novembro

09h30 – 11h00  Apoio a pequenos e microempresários: instrumentos da OCDE/INFE e experiências na ALC.

Micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) compõem a maioria das empresas na ALC, contribuindo significativamente para a renda nacional. Muitas MPMEs enfrentam uma série de desafios, incluindo obstáculos regulatórios e tributários, dificuldades de acesso a financiamento e falta de orientação ou apoio em geral. A educação financeira pode ser uma ferramenta importante no auxílio às MPMEs e potenciais empreendedores para obterem acesso a financiamento e fortalecerem suas competências de gestão financeira. Esta sessão discutirá as melhores formas de apoiar os micro e pequenos empreendedores na ALC, por meio da apresentação de instrumentos internacionais e experiências na ALC.

11h00  Coffee break

11h30 – 13h00  Promoção de integridade pública e combate à corrupção: quais as sinergias com políticas de educação financeira?

A integridade pública começa no nível das ações individuais. A revisão de 2017 do Kit de Ferramentas da OCDE/INFE para medir a alfabetização e inclusão financeiras inclui agora também questões que medem as atitudes dos indivíduos em relação à integridade. Em muitas economias da ALC, as estratégias nacionais de educação financeira também abordam o impacto mais amplo das ações individuais sobre a economia e a sociedade como um todo. Esta sessão discutirá formas de integrar a educação para integridade pública nos programas de educação financeira.

13h00  Almoço

14h00 – 15h00  Sessão Especial/Mesa Redonda: Economia comportamental e alfabetização financeira

15h00 – 16h00  Estratégias nacionais de educação financeira

Esta sessão apresentará avanços na implementação de estratégias nacionais de educação e inclusão financeiras na região, com exemplos da ALC e com a contribuição de um membro da OCDE/INFE de fora da região da ALC. Ele explicará de que forma enfrentaram com sucesso os desafios comuns na implementação dessas políticas públicas.

16h00  Coffee break

16h30 – 18h00  Educando as futuras gerações: mesa redonda sobre como a alfabetização financeira avança em programas escolares na ALC

Educar as futuras gerações permanece entre as principais prioridades das políticas públicas de educação financeira. A região da ALC tem desenvolvido iniciativas muito bem-sucedidas, com base em pesquisas e com adesão do setor educacional. Esta mesa redonda oferecerá a oportunidade de apresentar em que pé estão os países da ALC e os progressos feitos ao longo do ano, com foco específico nos resultados.

 

Fonte: CVM / OECD, acesso em 24/10/2018.

Detalhes

Início:
12/11/2018, 10:00
Final:
13/11/2018, 18:00
Preço:
Livre
Categoria de Evento:
Website:
http://www.iecbrazil.com.br/

Organizador

CVM – Comissão de Valores Mobiliários
Telefone:
(21) 3554-8478 ou 3554-8385
E-mail:
asc@cvm.gov.br
Ver site do Organizador

Local

B3 – Brasil, Bolsa, Balcão
Rua XV de Novembro, nr. 275, Centro
São Paulo, São Paulo 01010-010 Brasil
+ Google Map
Telefone:
11 3272-7373
Ver site do Local