Startups Connected CBA 201807
Organizador GEDAF Nenhum comentário

A iniciativa Startups Connected foi criada pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo em 2016, a fim de promover a aproximação entre suas empresas associadas e startups do Brasil e Alemanha, assim como entre o meio empresarial dos dois países.  As inscrições podem ser realizadas até 27 de julho de 2018.

Na sua 3ª edição, 2018, a iniciativa centraliza todas as ações da Câmara Brasil-Alemanha direcionadas a startups, entre elas, o Prêmio e o Programa de Aceleração Startups Connected, assim como o encontro de negócios Startup Speed Dating e a nossa associação exclusiva para startups.

Desde sua criação, o Startups Connected conta com o apoio e patrocínio de empresas como BASF, Bayer, Siemens e SAP, entre outras. Por meio do Prêmio Startups Connected, as empresas participantes lançam anualmente seus desafios na busca de startups que possuem soluções inovadoras. A startup melhor avaliada em cada desafio é vencedora, sendo selecionada para participar do Programa de Aceleração Startups Connected.

DESAFIOS STARTUPS CONNECTED 2018

Startups Connected CBA 201807

Desafios Startups Connected (Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, 2018)

Conheça os desafios do Prêmio Startups Connected para os quais sua startup pode apresentar uma solução:

1 Agricultura Sustentável da Bayer

Soluções inovadoras para produtores rurais em culturas extensivas, caracterizadas pela grande extensão de terra e baixa complexidade tecnológica, com foco em soja e milho:

  • Monitoramento digital: agilizar a tomada de decisão para controle de percevejos através da automação (Ex.: radar Doppler e sensores);
  • Controle além do químico: Soluções alternativas de manejo de pragas, doenças e plantas daninhas a serem associados aos químicos;
  • Aplicação com Drones: Melhor distribuição/cobertura de gotas.

2 Geração Hidroelétrica Inteligente da Voith Digital Solutions

Soluções inovadoras que apliquem tecnologias emergentes tais como realidade virtual, realidade aumentada, algoritmos de big data e predictive analytics, impressão 3D, bem como aspectos de cybersegurança e privacidade dos dados nos processos de geração hidroelétrica, e que permitam melhorar a gestão dos ativos ao longo do ciclo de vida, apoiando a tomada de decisão quanto a procedimentos de manutenção, modernizações e upgrade; garantir mobilidade e conectividade das rotinas de operação e manutenção, conectando pessoas de qualquer lugar a qualquer momento, oferecendo informações assertivas; monitorar impactos de cavitação, erosão, descargas parciais entre outros; monitorar barragens e reservatórios; e manejar de forma mais sustentável e eficiente os recursos hídricos.

3 Gerenciamento Energético Residencial da Siemens

Soluções inovadoras para auxiliar a suprir os problemas da rede energética de nosso país, especificamente:

  • Micro geração residencial;
  • Gerenciamento do consumo energético;
  • Soluções para armazenamento de energia;
  • Monitoramento inteligente de todo este sistema.

4 Mobilidade Urbana

Alinhado à Iniciativa de Exportação de Tecnologias Ambientais e seus objetivos, o Ministério Alemão de Meio Ambiente, Preservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU), por meio do desafio Mobilidade Urbana, visa se aproximar e promover startups brasileiras que atuem e ofereçam soluções inovadoras nas seguintes áreas:

  • Mobilidade Inteligente: Veículos e sistemas de transporte inteligentes que possam tornar o trânsito mais seguro, eficiente e sustentável;
  • Desenvolvimento do Trânsito e da Cidade: Soluções tecnológicas para melhorar a intermodalidade (ex. compartilhamento de veículos, carros autônomos, etc.) e o planejamento urbano;
  • Qualidade do ar: Soluções para reduzir emissões e desenvolvimento de soluções para neutralizar as emissões de CO2;
  • Infraestrutura: Soluções que ajudem a diversificar os canais de transporte, reduzindo a dependência do transporte rodoviário.

5 Excelência Industrial

O desafio Excelência Industrial da Prensas Schuler busca soluções para:

  • Digitalização da cadeia de fornecimento (follow-up de prazos e qualidade de fornecedores);
  • Controle de qualidade por imagem de peças mecânicas caldeiradas, usinadas, estampadas ou forjadas;
  • Capacitação remota de pessoas em produtos sob encomenda (operação, manutenção, otimização).

6 Associação Digital

O desafio Associação Digital busca soluções digitais para:

  • Divulgação de vagas e currículos;
  • Promoção de novos negócios;
  • Aquisição, gestão e atendimento de associados.

7 Crescimento Populacional

O desafio Crescimento Populacional, liderada pela BASF, busca desenvolver por meio de co-criação, soluções com novas tecnologias para otimizar:

  • A produção de alimentos in-natura (agricultura), industrializados/processados e alimentos relacionados à prevenção (suplementos), assegurando uma nutrição mais balanceada por estágio de vida: bebês, crianças, adultos, grávidas e idosos. É importante considerar também o combate à desnutrição, fortificação de alimentos básicos e soluções que minimizem a desnutrição.
  • A produção de proteína animal (pecuária sustentável), por meio de soluções relacionadas à Biossegurança e Nutrição especializada. Novas tecnologias nessa área contribuirão significativamente para aumento da produção de proteína animal de modo sustentável.
  • A produção de produtos farmacêuticos/nutracêuticos/cosmecêuticos e nutricosméticos, por meio de tecnologias e matérias-primas seguras que diminuam os custos produtivos de medicamentos e suplementos nutritivos e produtos de cuidados pessoais, com o objetivo de aumentar o rendimento produtivo e consequentemente, o acesso dos mesmos à população permitindo melhora na qualidade de vida e bem-estar.

8 Mobilidade Conectada

O desafio Mobilidade Conectada da Volkswagen busca soluções inovadoras voltadas à eficiência dos veículos e experiência dos usuários. No campo da eficiência, pode-se destacar, por exemplo, as soluções orientadas a segurança e consumo. Já no campo da experiência, pode-se indicar, por exemplo, as soluções voltadas ao entretenimento e assistência dos usuários.

9 Papel e Celulose

Por meio do desafio Papel e Celulose, a Voith Paper busca novas ideias que promovam a otimização do processo de transformação da celulose em papel, assim como em outros subprodutos, desenvolvendo soluções que agreguem novas qualidades ao papel e ao seu uso final para que, desta forma, ganhe-se competitividade no setor.

BENEFÍCIOS

Vantagens para as startups participantes do Prêmio e Programa de Aceleração Startups Connected:

  • Desenvolvimento da startup e sua respectiva solução;
  • Mapeamento tecnológico, desenvolvimento de roadmap e assessoria para aplicação das informações levantadas;
  • Check-up de maturidade realizada por especialistas;
  • Visibilidade e networking;
  • Conexão com o mercado;
  • Consultoria individual em diversas áreas essenciais para a alavancagem da startup;
  • Apoio para internacionalização.

INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser realizadas até 27 de julho de 2018, no site da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha – Clique Aqui.

Consulte o regulamento técnico com orientações detalhadas, disponível no site da Organizadora – Clique Aqui.

Fonte e crédito das imagens

Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, acesso em 17/07/2018.

Deixe um comentário