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O curso “O setor de games no Brasil: panorama, carreiras e oportunidades” capacita empreendedores para se inserirem nesse mercado. O conteúdo é oferecido na modalidade de educação à distância (EaD) na plataforma de cursos Lúmina da UFRGS, com duração de 30 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no endereço:

Clique aqui para acessar a página do curso

O curso procura contextualizar o setor de games no mercado nacional e orientar aos profissionais a participarem ativamente da comunidade de desenvolvedores independentes de games brasileiros. Nesse sentido, estrutura-se a partir de três eixos fundamentais:

  • Apresentação ampla do setor, identificando-o no conjunto da indústria cultural e criativa brasileira e atentando para o papel do desenvolvedor de games nesse contexto.
  • Oportunidades de carreiras que se integram ao setor, a qual procura abordar tanto os passos necessários para a abertura de uma empresa de games, quanto à variedade de áreas e profissões que podem encontrar espaço nesse mercado.
  • Políticas públicas no incentivo dessas inciativas empreendedoras, apontando as oportunidades oferecidas para impulsionar os negócios no setor.

Os alunos poderão ver as orientações de especialistas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e da Spcine sobre como as pequenas desenvolvedoras de games podem obter sucesso.

Iniciativa

Esta iniciativa do Ministério da Cultura e do Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NECCULT-UFRGS) tem o objetivo de apresentar a situação geral do desenvolvimento do setor de jogos digitais no Brasil. O curso estimula as carreiras absorvidas por essa indústria, bem como a interação entre as empresas e as políticas públicas que vêm sendo elaboradas visando à estruturação do mercado.

O conteúdo é baseado nas palestras e discussões ocorridas durante a 5ª edição do Brazil’s Independent Game Festival (BIG Festival – 2017), o maior festival de jogos independentes da América Latina.

Cursos EaD para capacitação em jogos eletrônicos

O curso “O setor de games no Brasil: panorama, carreiras e oportunidades” é o primeiro de uma série de três cursos em EaD voltados para a capacitação de futuros ou atuais profissionais do mercado de jogos eletrônicos. Os demais cursos -serão lançados em fevereiro.

O curso 2 – Dicas e desafios para empreendedores – tem três eixos principais. O primeiro trata de financiamento e monetização de games, colocando em perspectiva como arrecadar fundos e, posteriormente, como se tornar financeiramente sustentável. O segundo eixo trata das relações contratuais e com outros atores da indústria (desenvolvedoras, publicadoras) e como criar uma imagem para o estúdio desenvolvedor. O terceiro eixo discute os desafios enfrentados pelos empreendedores do setor e como contorná-los.

O curso 3 – Internacionalização no setor de games – apresenta oportunidades de atuação internacional e a rede de apoio estruturada para ajudar os desenvolvedores nessa nova etapa de negócios. Oferece uma visão geral do processo de internacionalização e mostra como o setor de games pode ser entendido nesse contexto, atentando para o projeto Brazilian Game Developer (BGD) e para as iniciativas da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimento (Apex-Brasil) e da Ancine em parceria com a Abragames. Ademais, são discutidas possibilidades de investimento que permitem impulsionar a atuação internacional dos desenvolvedores brasileiros. Também serão apresentadas as características de potenciais mercados para expansão das empresas brasileiras, como a China e a América Latina.

Ccada curso tem 30 horas. Eles estarão disponíveis gratuitamente na plataforma de cursos on-line Lúmina, da UFRGS, contarão com material de apoio e, ao final de cada um, os participantes receberão certificado da universidade gaúcha. Durante o BIG Festival 2018, entre os dias 27 e 29 de junho em São Paulo, haverá uma solenidade de entrega de certificado para as dez primeiras pessoas que completarem os três cursos.

Games no Brasil

O faturamento do setor de games no Brasil em 2017 foi de R$ 1,3 bilhão, segundo pesquisa realizada pelo MinC, BNDES, Abragames e BIG Festival, entre junho e julho do ano passado com 151 empresas independentes de jogos digitais. O faturamento mundial no mesmo ano foi de R$ 116 bilhões. Estima-se que em 2020 este valor chegue a US$ 143,5 bilhões – um crescimento médio de 7,3% ao ano.

A maioria das empresas de games no Brasil estão nas regiões Sudeste e Sul (78%). São Paulo concentra a maior parte dos desenvolvedores de games, seguido do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. A metade das empresas do setor (50%) já passaram de três anos de funcionamento e mais de 70% têm até cinco colaboradores. Mais da metade tem até três jogos lançados e atua tanto no mercado brasileiro quanto internacional.

Desde 2009, o MinC investe em games por meio de editais: já investiu R$ 20 milhões pela Ancine e R$ 3 milhões pelas secretaria do Audiovisual e de Economia da Cultura.

Fonte: UFGS e MinC, acesso em 06/02/2017.

Crédito das imagens: MinC/Abragames, 2018.

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