Happy Chinese New Year 2019 (Royalty Free)
Organizador GEDAF Nenhum comentário

Em 2019, o Ano Novo na China inicia no dia 5 de fevereiro. O calendário chinês é diferente do ocidental, pois considera as fases da Lua e a posição do Sol. O ano começa na noite da Lua nova mais próxima do dia em que o Sol passa pelo 15º dia de Aquário.

Ano Novo Chinês, Porco (Reuters / Aly Song)
Comemoração do Ano Novo Lunar na China, 2019 será regido pelo Porco (Reuters / Aly Song)

Curiosidades do Ano Novo Lunar

Não é correto denominar a passagem de Ano Novo Chinês. Na verdade, a celebração secular não é apenas chinesa, o Vietnam e outros países asiáticos celebram a data. Na China, a passagem de datas é conhecida por Festa da Primavera ou Ano Novo Lunar.

O Ano Novo Lunar é a festa mais comemorada na China e dura cerca de duas semanas. Na véspera, os chineses limpam e arrumam suas casas, cortam o cabelo, quitam dívidas, preparam as roupas, organizam as empresas e o comércio.

Nesse período, os chineses não compram calçados por questão de linguística. A palavra sapato (haai) tem o som de suspirar e perder em cantonês. Por outro lado, o ideograma para sorte (fu), virado ao contrário significa chegada (dao), influenciando muitos a colocarem-no na porta para receberem bonança no novo ano.

A cor vermelha predomina nas comemorações do Ano Novo, pois simboliza a transformação, o movimento e a vida. Também são utilizadas as cores amarelo, roxo e o dourado, pois, segundo as tradições, atraem a riqueza e a prosperidade. Os chineses também escrevem os desejos com tinta preta em tiras de papel vermelho e penduram na porta de entrada de suas casas.

O signo regente do Porco

Cada Ano Novo é relacionado a um dentre 12 animais que, segundo a lenda, atenderam ao chamado de Buda para uma reunião e, em agradecimento, foram transformados em signos. O ano 2019 é atribuído ao porco. Também compõem a lista: rato, boi/búfalo, cobra, cavalo, carneiro, macaco, galo, dragão, tigre, touro e cão/cachorro.

Antigamente, os animais eram escolhidos para cada um dos meses conforme aquilo que era observado na natureza e relacionado à agricultura, ao estado do tempo, e às sementeiras. Posteriormente, houve a associação dos animais aos anos.

Acredita-se que o ano regido pelo porco será bom para as colheitas, na solução de projetos pendentes e harmonia. Mas há diferentes conotações. No sentido de prosperidade, o porco está associado às colheitas, às sementeiras e flores no mês de novembro, verão. Contudo, o ano atual é influenciado pelo porco de terra, o qual poderá trazer tensões e confrontos.

Dimensões da Comemoração

Entre 21 de janeiro e 1º de março, os transportes públicos ficam superlotados. Nesse período, ocorre a maior migração mundial devido às visitas aos familiares de diversas regiões na Ásia, estimada em três bilhões de viagens.

Uma em cada seis pessoas em todo o mundo festeja a data. Nova Iorque, Londres, Sidney, Vancouver são algumas das cidades que fazem do Ano Novo Lunar um dos maiores festivais a nível mundial.

Referências

Agência Brasil. China dá início a celebrações de novo ano; porco vai reger o período. Acesso em 05/02/2019.

Últimas Notícias. Ano novo chinês começa nesta terça-feira em vários países da Ásia. Acesso em 05/02/2019.

TVI. Começa o Ano Novo Chinês do Porco: curiosidades a saber. Acesso em 05/02/2019.

TSF Radio Notícias. O cão passa o testemunho ao porco. Vem aí o Novo Ano chinês. Acesso em 05/02/2019.

Imagem: Reuters, Aly Song, 2019.

Deixe um comentário