Carregando Eventos

« Todos Eventos

Série de Eventos Série de Eventos: Dia do Trabalhador

Dia do Trabalhador

maio 1

Dia do Trabalhador - Primeiro de Maio

Feriado Dia do Trabalhador, comemorado anualmente em 1º de maio no Brasil e diversos países.

O Dia do Trabalhador é comemorado com manifestações convocadas pelas principais centrais sindicais do Brasil. Esta data visa a estimular os trabalhadores e os empregadores a refletirem sobre avanços nas relações de trabalho, legislações e normas de segurança e saúde ocupacional.

Também é homenageada a luta dos trabalhadores que reivindicaram melhores condições. Graças à coragem e persistência de trabalhadores organizados, os direitos e benefícios atuais.

Em 1886, trabalhadores manifestaram nas ruas de Chicago para exigir a redução da jornada de trabalho de 13 horas para 8 horas diárias. Em 1º de maio daquele ano milhares de pessoas foram às ruas, iniciando a greve geral nos Estados Unidos. Os conflitos ficaram conhecidos como Revolta de Haymarket.

Em 20 de junho de 1889, três anos após as manifestações nos Estados Unidos, foi convocada em Paris uma manifestação para reivindicar redução da jornada de trabalho. A manifestação foi organizada no dia 1º de Maio, em homenagem às lutas sindicais em Chicago.

Em 23 de abril de 1919, o Senado francês ratificou as 8 horas de trabalho e proclamou feriado o dia 1º de maio. Após alguns anos, outros países seguiram o exemplo da França e decretaram o dia 1º de maio como feriado nacional dedicado aos trabalhadores.

No Brasil, o Dia do Trabalhador foi reconhecido em 26 de setembro de 1924, através do decreto nº 4.859 sancionado pelo então presidente Artur da Silva Bernardes.

No governo do presidente Getúlio Vargas, em 1º de Maio de 1943 foi instituída a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), através do Decreto-Lei nº 5.452. Nesse governo eram realizados grandes manifestações com apresentações musicais, desfiles e anúncio de novas leis trabalhistas. Alguns governos seguem a tradição e comunicam o aumento do salário mínimo nesta data.

Detalhes

Data:
maio 1
Séries:
Categoria de Evento:
Evento Tags:
,