Smart Sonho, por Érico Metzner
Organizador GEDAF Nenhum comentário

O jovem escritor cuiabano Érico Debesaitis Metzner, de 14 anos, lançou o livro “Smart Sonho” no qual apresenta conceitos simples e práticos do planejamento financeiro para execução de projetos e sonhos, voltado ao público jovem. Ele destaca os investimentos de tempo e planejamento na vida financeira impactam diretamente nas mudanças dos indicadores econômicos do país.

O mais jovem escritor de finanças pessoais do país

Érico aprendeu a administrar seu dinheiro aos 6 anos, quando começou a receber uma semanada. Daquela época até os dias atuais, ele conquistou no mínimo um sonho por ano. Aos 11 anos lançou “Como Conquistar Seu Próprio Dinheiro” e, aos 12, publicou “Din-Din o jogo do Dinheiro”, sendo esse último na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Aos 14 anos lançou “Smart Sonho: Objetivo definido, sonho realizado”, edição bilíngue.

O autor faz palestras em vários locais do Brasil e direcionadas a diversos públicos, contando sua história, orientando a escolhas inteligentes e a programar os seus objetivos. O autor planeja lançar “Smart Sonho” nos Estados Unidos, “Smart Sonho” está com turnê de divulgação marcada para janeiro de 2019.

Assista a entrevista de Érico Metzner no programa “Dengo de Mãe, publicada em 05/11/2018.

Público jovem é afetado por índices de endividamento

Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), cerca de 19% dos jovens brasileiros, entre 18 a 24 anos, estão endividados. Na faixa dos 25 a 29 anos, esse número cresce para 46%. Juntos, esses dois grupos possuem mais de 12,5 milhões de pessoas podem estar com sérias dificuldades financeiras.

Falar sobre dinheiro desde cedo pode contribuir na mudança desse cenário de endividamento a médio prazo. “Falar de dinheiro para crianças e jovens vai além de ensinar a poupar. Até mesmo o ‘guardar dinheiro’ precisa ter foco, estar vinculado a um sonho, ou perde sua finalidade. Cada sonho, objetivo ou meta tem que ser planejado, sendo primordial manter a motivação na execução dos planos”, afirma Érico.

Segundo o jovem autor, o livro “Smart Sonho” pode ser até mesmo a rotina de vida diária. “Um sonho não precisa ser algo material – um carro, um apartamento, começa com pequenas realizações e evolui para todo um conceito de vida. Desde morar sozinho, fazer uma faculdade e até mesmo constituir uma família exige um planejamento específico de aspectos econômicos, sociais e profissionais. Se isto estiver claro, o foco é outro e a caminhada já começa com o planejamento de um futuro mais consistente”, explica ele.

Educação financeira

O livro de Érico a educação financeira como base para o empreendedorismo, trabalhando hábitos que, além da realização de sonhos, previnem o endividamento e estabelecem uma relação saudável com as finanças desde cedo.

Em paralelo às atividades de escritor, palestrante e blogueiro, Érico é estudante do 9º ano na Escola do Farina, e também monitor e praticante do Supera, Ginástica para o Cérebro. Sidney Farina, diretor da escola, apoia iniciativas desse tipo em complemento às atividades do ensino. “O aluno deve aprender usar o conhecimento adquirido na sala de aula para evoluir promover a evolução”, destaca Farina.

Érico Metzner também mantém o Blog do Érico – www.blogdoerico.com, destaque entre as iniciativas com gratuidade ao público que receberam o selo ENEF – Estratégia Nacional de educação Financeira 2018/2020, do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF).

Como adquirir o livro

O livro custa R$ 30 e é vendido por meio do endereço eletrônico contato@blogdoerico.com e enviado com frete grátis para todo o Brasil.

 

Fonte: Blog do Érico, acesso em 12/11/2018.

 

Deixe um comentário