Plataforma Pi Investimentos
Organizador GEDAF Nenhum comentário

A plataforma aberta Pi Investimentos permite diversificar opções e isenta usuários de taxas de administração.

Usuários podem se cadastrar de forma gratuita e visualizar os produtos oferecidos sem ter conta ativa. Não há taxa de adesão à plataforma, nem de manutenção da conta.

A Pi Investimentos é empresa de tecnologia em finanças (fintech), fundada em 2019. Faz parte do grupo Santander, uma das maiores instituições financeiras do mundo.

A plataforma utiliza computação na nuvem, controles de acesso e defesa contra ataques virtuais – clique aqui para cadastrar.

Programa de Pontos Pi

A Pi Investimentos devolve aos clientes parte do lucro obtido nas operações por meio do programa de pontos.

Segundo a empresa, a devolução (cashback) é viável devido ao modelo digital do negócio.

Não há remuneração de agentes autônomos para gestão de carteiras, reduzindo os custos da plataforma.

Dessa forma, os pontos podem ser convertidos em dinheiro na conta para resgate ou reaplicação.

Diversificação de Investimentos

A plataforma Pi oferece grande variedade de produtos para todos os perfis e orçamentos.

Há mais de 380 opções de ativos financeiros a serem escolhidos em quatro modalidades:

1) Fundos de ações, multimercado e cambiais, e outros: cesta de diversos investimentos sob a administração de gestor, patrimônio coletivo de vários investidores.

2) Renda fixa: aplicação com resgate previsível, associada aos indicadores CDI, IPCA ou taxa Selic.

3) Tesouro Direto: títulos públicos do Tesouro Nacional, considerados ativos de baixo risco.

4) Carteiras prontas sob a forma de fundos de fundos (FoFs): diversificam os investimentos e poupam o trabalho de escolher os ativos individualmente.

As opções de investimentos são exibidas no formato semelhante ao de e-commerce. O cliente pode acessar a ficha com detalhes e fazer download dos materiais do ativo.

A plataforma mostra o desempenho de cada fundo nos últimos 12 meses. É possível aplicar filtros por risco, rentabilidade, taxa de administração e aplicação mínima.

A Pi Investimentos busca simplificar e facilitar aplicações pela internet, sem burocracia. Dessa forma, o usuário é estimulado a desenvolver o hábito de investir.

É possível começar com quantias menores, fazendo aplicações com R$ 30 (trinta reais).

Análise do GEDAF

O Editorial GEDAF testou a plataforma Pi e verificou as opções e filtros para escolha de ativos.

O cadastro na plataforma é simples e rápido. O usuário não precisa validar a conta para acessar as opções de investimento.

O sistema da Pi oferece bons recursos para visualizar ativos nos grupos Renda Fixa, Carteira, Fundos de Investimentos e Tesouro Direto.

Utilizando filtros, o investidor pode selecionar ativos mais adequados ao seu perfil. Os filtros são exibidos na margem direita do painel do sistema.

A seleção por filtros é limitada a apenas um critério por vez para ativos da mesma classe. Não é possível aplicar diversos critérios simultaneamente.

O sistema Pi não mostra o rating, a nota do gestor do ativo, atribuída por agências de classificação de risco. Esse indicador é exibido em outras plataformas.

Todo investidor tem objetivos a curto ou longo prazo (vencimentos) e disposição de aceitar riscos em fundos com maior rentabilidade.

Rentabilidade alta no passado não é garantia de retorno futuro. Há fundos cuja rentabilidade negativa implica em rateio do prejuízo para o investidor.

Considerações finais

Apesar de a plataforma Pi ser simplificada e aberta, pode não ser vantajosa para investidores mais qualificados.

Assim, antes de utilizar soluções desse tipo, é recomendável que o investidor procure conhecer as opções disponíveis no seu próprio banco ou corretora.

Exemplificando, há vários anos a aquisição de títulos do Tesouro Direto é isenta de taxas administrativas em muitos bancos e corretoras. A menor aplicação aceita pelo Tesouro é R$ 30. Portanto, a isenção de taxas e a aplicação mínima nessa modalidade não são novidade ou exclusividade da Pi Investimentos.

Educação Financeira é essencial para se utilizar qualquer plataforma digital. Caso contrário o investidor poderá obter resultados insatisfatórios.

É louvável toda inovação tecnológica para estimular e facilitar investimentos. Porém, é preciso ser seletivo para fazer melhores escolhas.


Fonte: Pi Investimentos, acesso em 11.02.2021. Colaborou o especialista em gestão financeira Rone Antônio de Azevedo

Quer aumentar seus conhecimentos sobre Finanças? Clique na figura abaixo.

Diamante 21 - Mastermind Financial Group

Diamante 21 – Mastermind Financial Group (GEDAF, 2021)

Deixe um comentário