Organizador GEDAF Nenhum comentário

A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promover ações de educação financeira no país. A quinta edição ocorrerá de 14 a 20 de maio de 2018. O GEDAF apoia esse importante projeto educacional e convida seus membros a participarem das atividades.

Na última edição da Semana ENEF, ocorreram mais de 3.600 ações, eventos promovidos nos formatos presencial e à distância.

Agenda da 5a. Semana ENEF

As informações sobre os eventos da 5a. Semana ENEF estão disponíveis na Agenda – ações gratuitas oferecidas pelos membros do Comitê e seus parceiros. É possível consultar os eventos por assunto, entidade organizadora, tipo de público, formato de apresentação, local e datas.

Clique aqui para acessar a Agenda da 5a. Semana ENEF.

Ao clicar no título do evento, o interessado será direcionado à uma página com a descrição do programa, local ou links de acesso na internet, datas e horários.

Importância da Educação Financeira

A educação financeira tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância do planejamento financeiro, para desenvolverem uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões acertadas sobre finanças e consumo.

Entendendo os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, as pessoas conseguem equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo. Um dos efeitos disso é a cultura do hábito de poupar, outro importante pilar da educação financeira.

Todos saem ganhando, pois cada cidadão financeiramente educado contribui para o bem-estar coletivo. Essa qualificação propicia melhores condições para lidar com emergências e momentos difíceis da vida, e resulta em um sistema financeiro mais sólido e eficiente.

Organizadores da ENEF

A ENEF é uma iniciativa pública que reconhece a educação financeira e previdenciária como ferramenta de inclusão social, de melhoria da vida do cidadão e de promoção da estabilidade, concorrência e eficiência do sistema financeiro do país.

Instituída pelo Decreto nº 7.397/2010, a estrutura de governança da ENEF integra entidades públicas e privadas interessadas em promover a educação financeira no Brasil. O formato preserva a independência dos órgãos supervisores do sistema financeiro para desenvolver suas próprias ações de educação.

O Comitê Nacional de Educação Financeira – CONEF é responsável pela direção, supervisão e incentivo à ENEF, sendo constituído pelos seguintes representantes:

Órgãos do Governo

  1. Banco Central do Brasil
  2. Comissão de Valores Mobiliários
  3. Superintendência Nacional de Previdência Complementar
  4. Superintendência de Seguros Privados
  5. Ministério da Justiça e Cidadania
  6. Ministério da Educação
  7. Ministério da Fazenda

Sociedade Civil

  1. ANBIMA
  2. B3
  3. CNseg
  4. FEBRABAN
  5. Sebrae
  6. Consed

A Estratégia Nacional de Educação Financeira pode ser consultada no seu sítio oficial www.vidaedinheiro.gov.br. Nesse endereço há diversas ferramentas e matérias gratuitos, além de links para os sítios de todos os membros do CONEF.

 

Fonte: ENEF/CONEF, sites do evento e dos organizadores, acesso em 30/04/2018.

Deixe um comentário