Carregando Eventos

« Todos Eventos

Série de Eventos Série de Eventos: Juneteenth Day – EUA

Juneteenth Day – EUA

19/06/2025

Juneteenth Day - EUA

Feriado Juneteenth Day (Dia da Independência dos Negros) nos Estados Unidos é celebrado em 19 de junho. Comemora a emancipação dos afro-americanos escravizados, a luta por direitos civis e a importância da cultura afro-americana nesse país.

Oficialmente designado por Juneteenth National Independence Day, também é conhecido por Jubilee Day (Dia do Jubileu), Emancipation Day (Dia da Emancipação) e Black Independence Day (Dia da Independência dos Negros).

A palavra Juneteenth é a combinação, em inglês, de junho e décimo nono, em referência à data 19 de junho de 1865, na qual finalmente foi abolida a escravidão nos EUA. Naquele dia o general Gordon Granger emitiu a Ordem nº 3, proclamando e fazendo cumprir a liberdade das pessoas negras escravizadas no Texas, o último estado da Confederação que ainda mantinha escravos.

Em 1º de janeiro de 1863, o presidente Abraham Lincoln assinou a Proclamação de Emancipação, libertando todos os escravos nos estados integrantes da Confederação. Após a Guerra da Secessão, em 6 de dezembro de 1865 foi ratificada a 13ª Emenda Constitucional que aboliu a escravidão em todo o território dos Estados Unidos.

As celebrações do Juneteenth iniciaram em 1866, ocorrendo reuniões comunitárias em igrejas no Texas. O Juneteenth se espalhou pelo sul dos Estados Unidos e se tornou popular nas décadas de 1920 e 1930. A partir da década de 1970, o Juneteenth voltou a ganhar destaque na comunidade afro-americana.

Em 1979, o Texas foi o primeiro estado a proclamar o feriado Juneteenth Day. Outros 49 estados e o Distrito de Colúmbia seguiram o exemplo e formalmente reconheceram o Juneteenth.

Porém, somente a partir de 2021, o Juneteenth Day foi oficialmente reconhecido pelo Congresso como feriado nacional e passou a ser respeitado por todas as entidades federativas da União. Em 17 de junho de 2021, o presidente Joe Biden sancionou o projeto de lei aprovado pelo Congresso dos EUA.

Detalhes

Data:
19/06/2025
Séries:
Categoria de Evento:
Evento Tags: