Banner Programa Embaixadores da Cidadania de Goiás (CGE-GO, 2020)
Organizador GEDAF Nenhum comentário

O governo de Goiás lançou o programa Embaixadores da Cidadania para promover iniciativas transformadoras no exercício da cidadania em espaços sociais.

As instituições responsáveis pelo desenvolvimento e seleção do programa são a Controladoria Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

A certificação Embaixadores da Cidadania será concedida pela Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) da UFG. Será emitido “certificado de extensão” com 180 horas para aqueles que concluírem com êxito as etapas do programa.

Os requisitos para se inscrever no programa são: a) ter 16 (dezesseis) anos completos ou mais; e b) fornecer todas as informações solicitadas nos campos do cadastro da seleção.

Objetivos do Programa

  1. Capacitar o cidadão sobre temas como participação cidadã e controle social, instrumentos que permitem relações entre sociedade e Estado.
  2. Apoiar a produção de projeto social inovador que transforme o espaço social à escolha do participante selecionado.
  3. Reconhecer o(s) autor(es) do projeto que se proponha a resolver o problema comunitário de forma compartilhada com a comunidade e o poder público.

Etapas do Programa Embaixadores da Cidadania

Programa Embaixadores da Cidadania - Goiás

Programa Embaixadores da Cidadania – Goiás (CGE-GO, 2020)

Cursos Teóricos (Etapas 1 a 5)

A etapa teórica é composta por cinco cursos disponíveis na plataforma online AVAMEC, cujos temas são relacionados à ética, à cidadania, à apropriação dos espaços públicos e à democracia participativa.

Os alunos receberão acompanhamento durante a vigência do projeto por tutoria online, via aplicativo Kaizala. O cursista terá até duas semanas para concluir cada etapa teórica.

O certificado será emitido pelo portal AVAMEC, confirmando a respectiva carga horária atribuída a cada aluno. Cada curso possui carga horária de 20 horas.

Pílulas de Conhecimento

O aluno terá acesso a vídeos curtos produzidos pela Agência Brasil Central (ABC), disponibilizados na plataforma Kaizala, sendo pertinentes à temática dos respectivos cursos teóricos.

As atividades sugerem temas pontuais e da vivência diária do cidadão. Cada atividade trará desafio prático, simples e de fácil realização, mas não será obrigatória.

Desafio de Impacto Social (Etapa 6)

Essa etapa requer a completa certificação na etapa teórica anterior.

O aluno deverá produzir o projeto que cause impacto social a no mínimo 15 pessoas, de forma a criar um ambiente propício à cidadania.

O projeto pode ser feito de forma individual, em duplas ou trios. No caso do projeto conjunto, todos os componentes do grupo deverão estar certificados na primeira etapa.

Todos os projetos de Impacto Social serão classificados segundo os critérios: capacidade de execução, clareza na descrição, coerência entre objetivos e a metodologia, capacidade de impacto social e inovação.

Os 10 (dez) melhores projetos serão reconhecidos em solenidade de encerramento no dia 09 de dezembro 2020, em Goiânia/GO, em local a ser definido e divulgado no portal.

Inscrições e outras informações

As inscrições estão abertas no período 14 de maio de 2020 a 07 de junho de 2020.

O interessado poder inscrever-se no site www.embaixadoresdacidadania.go.gov.br , mediante preenchimento de formulário online.

A participação na certificação está limitada a 500 (quinhentas) vagas, sendo 450 (quatrocentas e cinquenta) prioritariamente destinadas ao cidadão residente no Estado de Goiás.

As regras detalhadas do programa podem ser consultadas no edital da CGE-GO, clique aqui para acessar.


Fonte: CGE-GO, publicado em 14 de maio de 2020.

Deixe uma resposta