Livro Finanças para Autônomos - Eduardo Amuri
Organizador GEDAF Nenhum comentário

O livro “Finanças Para Autônomos”, escrito por Eduardo Amuri e publicado no final de 2018 pela editora Benvirá, oferece orientações para auxiliar autônomos na organização e planejamento dos negócios.

A publicação está estruturada em quatro partes, da seguinte forma:

  • Parte I, na qual o autor propõe pequenas reflexões sobre os desafios de organização das finanças.
  • A Parte II apresenta ferramentas práticas para o cotidiano do empreendedor autônomo: faturamento médio, margem de lucro, escolha do produto ou serviço, estratégia bancária, projeções e estimativas.
  • A Parte III oferece embasamento sobre questões ligadas à contabilidade, marketing, posicionamento e aposentadoria.
  • Parte IV, na qual são mostrados estudos de caso sobre cinco diferentes perfis de empreendedores; o autor analisa os pontos fortes da organização e os principais equívocos que cometem.

Avaliação do GEDAF

O livro é ilustrado com diversos gráficos e planilhas, escrito em linguagem acessível e clara, facilitando o entendimento das técnicas discutidas por parte de pessoas com nível de instrução básico.

O autor apresenta um roteiro simplificado que desmistifica o planejamento financeiro para autônomos, freelancers e profissionais liberais. As planilhas relativas aos cinco empreendedores analisados pelo autor facilitam o aprendizado. A abordagem do tema foi bastante agradável e didática.

Há algumas lacunas na publicação. Por exemplo, o autor não detalhou como estabelecer a margem de lucro, tratando o assunto como “algo muito subjetivo”. Felizmente, há métodos de orçamento para essa finalidade.

A margem de lucro deve ser muito bem estudada, pois impacta diretamente o valor final dos serviços e produtos oferecidos pelo empreendedor, afeta a viabilidade do negócio. O assunto merecia ser tratado com exemplos práticos, considerando o propósito do livro.

No capítulo 11, a tributação foi discutida genericamente, desconsiderando as particularidades das alíquotas incidentes nos diferentes setores, previstas no Anexo I do Simples Nacional, Lei Complementar nº 155/2016.

O autor não menciona o plano de negócios e não discute a construção de alguns indicadores financeiros associados às metas do negócio, a serem verificados ao longo do tempo pelos empreendedores.

Sobre o autor

Eduardo Amuri é bacharel em ciência da computação e possui especialização em gestão de negócios pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e University of La Verne, na Califórnia. Foi diretor financeiro no site Papo de Homem, no qual ainda escreve textos sobre inteligência financeira. Desde 2011 presta consultoria parar orientar famílias, pequenas empresas e profissionais sobre suas finanças. É autor de Dinheiro sem medo, publicado pela editora Benvirá.

Ficha técnica

  • Título: Finanças para autônomos: como organizar sua vida e seu dinheiro quando você trabalha por conta própria.
  • Autor: Eduardo Amuri
  • Editora e ano: Benvirá: São Paulo, 2018.
  • Paginação: 208 páginas, ilustrado, monocromático.
  • ISBN: 9788557172883
  • Edição: primeira (22 de novembro de 2018)

O livro está disponível em formato impresso ou e-Book para leitores Kindle da empresa Amazon do Brasil – clique aqui.

Referência

AMURI, Eduardo. Finanças para autônomos: como organizar sua vida e seu dinheiro quando você trabalha por conta própria. Benvirá: São Paulo, 2018. 208 p. il.

Deixe um comentário