Prêmio Nacional de Inovação 2021

setembro 5, 2021

O Prêmio Nacional de Inovação 2021 é a maior premiação do Brasil de incentivo e reconhecimento às empresas que contribuem para o aumento da competitividade. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 02 de outubro de 2021.

O Prêmio Nacional de Inovação é iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

A 7ª edição do Prêmio Nacional de Inovação terá o patrocínio exclusivo da Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, além do apoio de diversas associações e entidades setoriais.

O prêmio é a oportunidade única para aumentar a visibilidade das estratégias e tornar a empresa ou ecossistema de inovação reconhecidos nacionalmente. Além de concorrer a prêmios, ao final, todas as empresas e instituições participantes recebem o relatório de avaliação sobre pontos fortes e oportunidades de melhoria.

Público

O Prêmio destina-se às empresas do setor industrial, aos pequenos negócios de todos os setores e aos ecossistemas de inovação no país, conforme:

  1. Empreendedor Individual, microempresa ou pequena empresa com receita bruta anual inferior ou igual a R$4,8 milhões.
  2. Médias empresas do setor industrial com receita bruta anual superior a R$ 4,8 milhões e menor ou igual a R$ 300 milhões.
  3. Grande empresa do setor industrial com receita bruta anual superior a R$ 300 milhões.
  4. Ecossistemas de Inovação (EI) atuante em um município ou microrregião, no raio máximo de 100 (cem) km da cidade sede, constituídos por 3 (três) instituições proponentes, sendo obrigatoriamente uma por segmento – Academia, Empresa e Governo.

Categorias da Premiação

  1. Gestão da Inovação: organizações que, por meio da implementação de processos, métodos, técnicas e ferramentas produziram ambiente profícuo à geração de inovações.
  2. Inovação em Produto: introdução de novos bens e serviços ou significativamente melhorados, em termos de suas características ou usos previstos, que proporcionaram positivos impactos ao negócio.
  3. Inovação em Processo: implementação de métodos de produção e/ou métodos de distribuição novos ou significativamente melhorados, que proporcionaram impactos positivos ao negócio.
  4. Inovação em Sustentabilidade (nova categoria): introdução de inovações que preservaram o meio ambiente e/ou que proporcionaram benefícios sociais.
  5. Destaque SST:  reconhecimento para as práticas inovadoras em Saúde e Segurança no Trabalho (SST).
  6. Ecossistemas da Inovação (nova categoria): análise de efetividade das ações e integração dos atores e sua evolução nos últimos dois anos, nos três estágios de maturidade – Inicial, Em Desenvolvimento, Consolidado.

Inscrições

O processo será on-line e a inscrição é gratuita, no endereço eletrônico www.premionacionaldeinovacao.com.br .

As inscrições estarão abertas das 14h de 06 de julho de 2021 às 23h59min de 02 de outubro de 2021, horários de Brasília.

As empresas podem fazer somente uma inscrição por CNPJ. A inscrição do Ecossistema de Inovação será preferencialmente 1 (um) por município ou mais de um se tiverem abrangência em municípios diferentes, desde que esteja(m) no raio de até 100 km da cidade sede.

Na inscrição, os candidatos devem responder aos questionários para pontuação e avaliação do desempenho.

Candidata Empresa:

  • Opção A (30 questões), somente na categoria de inovação (produto, processo e sustentabilidade).
  • Opção B (79 questões), nas categorias inovação e gestão da inovação.

Candidato Ecossistema de Inovação:

  • Parte 1 (28 questões), cujo resultado enquadrará o ecossistema em uma das três modalidades.
  • Parte 2 (13 questões), avaliará a evolução do ecossistema nos dois últimos anos, pesos diferenciados por modalidade.

Diferenciais do Prêmio

Única premiação do país que entrega relatório personalizado e gratuito a todas as instituições inscritas, com feedbacks, identificação de pontos fortes e oportunidades de melhorias, além do comparativo entre as candidatas da mesma modalidade.

Diagnóstico de Inovação para identificar o perfil da instituição participante, conforme aderência à metodologia de avaliação.

A instituição não precisará arcar com nenhum custo para se inscrever ou concorrer ao Prêmio.

Ampla divulgação, empresas e ecossistemas de inovação finalistas e vencedores conquistam reconhecimento e audiência nacional.

Prêmios

Os vencedores (Empresas por categorias e Ecossistemas de Inovação) receberão os seguintes prêmios:

  1. Troféu, com alusão à categoria(s) e modalidade associada(s) para todas as vencedoras em categorias e/ou no destaque em SST.
  2. Duas imersões em centros nacionais de referências em inovação, uma nacional e outra internacional, para acesso às tecnologias, infraestrutura para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e modelos de negócio e gestão em ecossistemas no Brasil e exterior.
  3. As instituições vencedoras vão indicar até três representantes para o curso Master in Business Innovation (MBI) do Senai.
  4. Divulgação dos finalistas e vencedores em mídias digitais e impressas (jornais e revistas) de relevância empresarial e alcance nacional.

Os finalistas receberão placas de reconhecimento, com alusão à categoria e modalidade, menção nas mídias digitais, e citação no caderno de resultados e site do projeto.

Fonte: Sebrae, acesso em 05.09.2021

Agente Comercial e de Tecnologia (B017)

julho 6, 2021

O Banco do Brasil S.A. abriu inscrições para seleção externa de Agente Comercial e de Tecnologia, , no nível inicial da carreira administrativa de Escriturário.

A seleção oferta 4.480 vagas em diversos Estados, sendo 2.240 imediatas e 2.240 para cadastro de reserva. A remuneração inicial do cargo é R$ 3.022,37, mais benefícios.

As provas serão realizadas em setembro de 2021 em diversas capitais.

SELEÇÃO

Concurso público para provimento de vagas efetivas e cadastro de reserva, com cotas para Ampla Concorrência, Pessoas com Deficiência, Pessoas Pretas ou Pardas.

Realização: Fundação Cesgranrio e Banco do Brasil S.A.

Cargos e Local de Trabalho

Escriturário / Agente de Tecnologia (240 vagas), apenas no Distrito Federal.

Escriturário / Agente Comercial (2000 vagas), em diversos Estados do Brasil.

Contratação: Cargo efetivo no regime celetista (CLT).

Jornada de Trabalho: 30 (trinta) horas semanais.

Remuneração: R$ 3.022,37 (três mil, vinte e dois reais e trinta e sete centavos)

Benefícios: participação nos lucros ou resultados, nos termos da legislação pertinente e do acordo sindical vigente; vale-transporte; auxílio-creche; ajuda alimentação/refeição; auxílio a filho com deficiência; previdência complementar; acesso a programas de educação e capacitação e possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional.

Requisitos

  • Certificado de conclusão fornecido por instituição de ensino médio reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretaria ou Conselho Estadual.
  • Possuir aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
  • Estar quite com as obrigações militares e eleitorais.
  • Não estar em exercício remunerado de qualquer cargo, função ou emprego público em órgãos da Administração Pública direta ou indireta.

Atribuições do Agente Comercial e de Tecnologia

  • prestar orientações aos clientes sobre produtos e serviços do Conglomerado BB;
  • análise e conferência de documentos, inclusive assinaturas (grafoscopia);
  • preparação e processamento de documentos;
  • atualizar registros;
  • resguardar a confidencialidade das informações de interesse do Conglomerado BB;
  • presteza e cortesia no atendimento ao cliente;
  • manter organização dos arquivos sob sua guarda;
  • executar aplicações financeiras de clientes, segundo as normas estabelecidas;
  • recolher e manipular informações cadastrais e dados estatísticos;
  • operar equipamentos de escritório e de atendimento ao cliente e usuário;
  • zelar pela qualidade das informações prestadas;
  • zelar pela qualidade e tempestividade dos serviços sob sua condução;
  • cumprir os objetivos definidos para sua unidade e resguardar interesses do Conglomerado BB.

Inscrições

Realizadas no período de 24/06 a 28/07/2021, na página da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br), e mediante pagamento da taxa de R$ 38,00 (trinta e oito reais).

Etapas da Seleção

  • Inscrições: 24/06 a 28/07/2021
  • Isenção da taxa: 24/06 a 01/07/2021
  • Provas: 26/09/2021
  • Resultado Final (após recursos): 12/11/2021

1ª Etapa – Provas objetivas (70 questões de múltipla escolha), sendo 25 questões de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Atualidades do Mercado Financeiro) e 45 questões de Conhecimentos Específicos (Probabilidade e Estatística, Conhecimentos Bancários, Tecnologia da Informação).

2ª Etapa – Prova de Redação (para todos os candidatos), de caráter eliminatório, elaboração de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo.

Ambas as etapas são eliminatórias e classificatórias, totalizando 100,0 pontos cada.

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3ª Etapa – Aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos (as) pretos (as) ou pardos (as), de caráter eliminatório.

4ª Etapa – Procedimentos Admissionais e Perícia Médica, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade do Banco do Brasil S.A.

Os resultados definitivos, após análise dos pedidos de revisão da nota de Redação serão divulgados, em 12/11/2021, na página da Fundação Cesgranrio.

Os candidatos aprovados serão convocados para contratação, observando-se as necessidades do Banco do Brasil S.A, a classificação obtida, e o prazo de validade da seleção.

(*) Informações adicionais: consultar o edital no site da Organizadora, Clique Aqui.


Divulgue vagas no Banco de Oportunidades GEDAF

Acesse o Fale Conosco do site GEDAF e informe as características básicas da vaga – modalidade e período de seleção, número de postos, cargos, remuneração, regime de trabalho, local de trabalho, e requisitos mínimos. A vaga será divulgada no site e no Informativo do GEDAF.

Importante: O GEDAF não é responsável por este processo seletivo. Eventuais dúvidas, inconsistências e alterações devem ser verificadas junto à organização responsável pela seleção.

Banco Central facilitará consulta de saldos a devolver em contas

junho 3, 2021

Banco Central do Brasil (BCB) facilitará consulta de saldos a devolver disponíveis em contas de instituições financeiras, a partir de dezembro de 2021.

A Resolução BCB n° 98, editada em 01.06.2021, estabeleceu o Sistema de Informações de Valores a Receber (SVR) e o compartilhamento de dados pelas instituições financeiras sobre montantes a devolver para pessoas naturais e jurídicas – clique aqui para acessar.

O SVR entrará em operação em dezembro de 2021, permitindo a pessoas e empresas consultarem eventuais saldos relativos à:

  • contas encerradas de depósitos em moeda nacional;
  • contas encerradas de pagamento pré-paga e pós-paga;
  • contas de registro mantidas por sociedades corretoras ou distribuidoras de títulos e valores mobiliários, operações de clientes encerradas;
  • tarifas cobradas indevidamente, não devolvidas ou sujeitas à devolução em decorrência de acordos com órgãos reguladores, de fiscalização e controle;
  • parcelas ou obrigações relativas às operações de crédito cobradas indevidamente, não devolvidas ou sujeitas à devolução por exigência de órgãos reguladores, de fiscalização e controle;
  • cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito;
  • recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados; e
  • outras situações de valores a devolver reconhecidas pelas instituições.

As informações sobre saldos a devolver, cuja responsabilidade é exclusiva das instituições financeiras, deverão ser encaminhadas ao BCB a partir de 1º de outubro, mensalmente. Os grupos de consórcio estão dispensados, pois já enviam dados sobre recursos residuais a cada trimestre.

Valores a serem devolvidos aos cidadãos totalizam R$ 8 bilhões

O Banco Central estima que os valores residuais totalizam R$ 8 bilhões a serem devolvidos. Esse montante significativo pode contribuir na retomada da atividade econômica pós-pandemia.

Muitas pessoas desconhecem os montantes residuais que possuem nas instituições financeiras. A falta de informação ou a expectativa de valores baixos desmotivam a procura das instituições com as quais tiveram ou mantém relacionamento.

O objetivo do Valores a Receber é facilitar a comunicação entre instituições e clientes e auxiliar a devolução de forma mais rápida, cômoda e segura.

As instituições, responsáveis pela devolução dos valores, participarão do SVR nas condições do termo de adesão junto ao BCB.

Além das informações de valores a devolver, as instituições deverão informar os montantes efetivamente devolvidos após a entrada em funcionamento do SVR.

Processo de devolução monitorado pelo BC

Atualmente, o sistema Registrato do Banco Central permite consultas de relatórios financeiros das pessoas físicas, incluindo empréstimos e financiamentos, contas em bancos, informações de chaves Pix, e outros.

O Registrato utiliza a base de informações remetidas periodicamente pelas instituições ao Banco Central, disponíveis no cadastro de Clientes do Sistema Financeiro (CCS).

A consulta aos saldos a devolver registrados no SVR também será realizada por meio de acesso no Registrato.

O SVR possibilitará a solicitação de devolução de valores disponíveis, após autenticação do interessado e confirmação de dados bancários. As pessoas naturais e jurídicas poderão indicar a chave Pix para crédito em conta de sua titularidade.

A equipe Cidadania Digital no Departamento de Atendimento Institucional (Deati) relatou que o Banco Central vai monitorar as instituições e a efetividade das devoluções realizadas.

Fonte: Banco Central do Brasil, publicada em 01.06.2021.

Programa Aprender Valor do BC inicia aplicação em escolas

maio 27, 2021

Programa Aprender Valor do Banco Central inicia aplicação em escolas do Ensino Fundamental para estimular a educação financeira.

A iniciativa está na fase experimental (piloto) e será gradualmente disseminada às escolas públicas brasileiras.

Ao longo de 2021 o Banco Central vai expandir o Aprender Valor e as escolas interessadas poderão participar.

No piloto participam as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação de seis unidades federativas: Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Paraná.

As Secretarias de Educação e escolas receberam apoio na implementação do ensino da educação financeira e da educação para consumo. O programa disponibilizou projetos escolares para os profissionais das escolas que aderiram, oferecendo formação a professores, gestores e técnicos.

A professora Ednéia Machado, supervisora educacional da Escola Estadual General Carneiro, de São Roque de Minas (MG), destacou a importância do programa:

“Quem ainda não começou, pode começar, pois ele é um curso de transformação de vidas. Ele transforma a vida de quem acredita mesmo. E quando um professor acredita naquilo que ele ensina, ele transforma o seu aluno. E se o seu aluno acredita no que é ensinado, ele transforma a sua comunidade. Agarrem esse projeto com unhas e dentes”.

Lançamento oficial

Em 26/04/2021, o BC realizou evento nacional para marcar a formação de professores e dar início à etapa em que os conteúdos serão efetivamente aplicados nas escolas.

Mais de 500 educadores participaram virtualmente do evento. Eles concluíram o último módulo formativo, denominado Aprender Valor na Sala de Aula.

Os educadores receberam orientações para levar a educação financeira aos estudantes do 1º ao 9º ano, por meio dos projetos na plataforma aprendervalor.caeddigital.net.

Plataforma Aprender Valor

A plataforma virtual foi desenvolvida pelo Banco Central e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJ).

Os projetos foram construídos para aplicação em sala de aula, de forma presencial, pensando na realidade da maior parte das escolas do país.

Devido à pandemia Covid-19 e suspensão das aulas presenciais, alguns projetos foram adaptados para o ensino remoto. Há três modalidades de interação entre professor e estudantes: síncrona, assíncrona e envio de material, em formato digital ou impresso.

Organizadores e justificativa

O Aprender Valor faz parte da Agenda BC, dimensão Educação, e recebeu financiamento do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A iniciativa do Banco Central está alinhada às novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Em 2018, a BNCC introduziu a educação financeira, de forma transversal, nas disciplinas obrigatórias do currículo escolar, especialmente matemática, língua portuguesa, geografia e história, justificou Maurício Moura, Diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do BC.


Fonte: Banco Central do Brasil, acesso em 27.05.2021.

MP 1.040/2021 moderniza ambiente de negócios no Brasil

abril 7, 2021

Medida Provisória MP 1.040/2021 entrou em vigor com novas regras para aumento de competitividade e modernização do ambiente de negócios no Brasil.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, editou a A MP 1.040/2021, publicada no Diário Oficial da União em 30.03.2021 – clique aqui para acessar o texto.

A nova regulamentação faz parte do conjunto de medidas para melhorar a posição do Brasil no ranking Doing Business, do Banco Mundial.

Mudanças trazidas pela MP 1.040/2021

Na abertura de empresas, a MP determina a unificação de inscrições fiscais federal, estadual e municipal no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Haverá eliminação de análises de viabilidade e automatização da checagem de nome empresarial.

A MP alterou a Lei das SAs — Sociedades por Ações (Lei 6.404, de 1976). As mudanças almejam aumentar o poder de decisão dos acionistas, inclusive minoritários, mediante elevação do prazo de antecedência para o envio de informações utilizadas nas assembleias; aprimora os dispositivos de comunicação; e veda ao acúmulo de funções entre o principal dirigente da empresa e o presidente do Conselho de Administração, entre outras medidas.

Sobre o comércio exterior de bens e serviços, a MP assegura, por exemplo, a disponibilidade de guichê único eletrônico aos operadores e proíbe quaisquer exigências baseadas em características das mercadorias impostas sem lei específica.

A MP também apresentou nova regulamentação à profissão de tradutor público e intérprete comercial, revogando o Decreto 13.609, de 1943. Permite que tradutores atuem em todo país e possam realizar seu trabalho por meio eletrônico.

Na execução de contratos, o governo instituiu o Sistema Integrado de Recuperação de Ativos (Sira) para agilizar a cobrança e recuperação de crédito. O Sira vai reunir dados cadastrais, relacionamentos e bases patrimoniais de pessoas físicas e jurídicas. O objetivo é reduzir o custo das transações por meio de maior efetividade das ações judiciais de recuperação de créditos públicos ou privados.

A MP também condiciona maior celeridade dos processos de acesso às redes de energia elétrica. A norma estabelece prazo prazo de cinco dias úteis, contado da data de apresentação do requerimento. para o poder público autorizar a realização de obras de extensão de redes de distribuição de energia elétrica.

Vigência e prazos da MP 1.040/2021

A MP 1.040/2021 entrou vigor na data de sua publicação e produz efeitos imediatos.

Haverá prazo maior para algumas disposições específicas de proteção aos acionistas e o comércio exterior.


Fonte: Agência Senado, acesso em 05.04.2021

MMA lança curso de Condução Ambiental no Ecoturismo

abril 7, 2021

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou o curso “Noções Básicas de Condução Ambiental no Ecoturismo”, para introduzir e aperfeiçoar o conhecimento de guias turísticos e condutores de visitantes que trabalham no setor do ecoturismo.

O curso faz parte do programa Educa+, iniciativa lançada pelo MMA para fortalecer a educação ambiental no Brasil. Essa plataforma é aberta para toda a população, 100% gratuita e 100% digital.

O curso será ministrado de 5 de abril a 14 de maio de 2021. Essa ação educacional objetiva incentivar o desenvolvimento das visitas guiadas em parques e unidades de conservação nacionais, unindo as atividades turísticas de lazer à educação ambiental.

Além de incentivar a conscientização ambiental, o ecoturismo contribui na geração de emprego, atraindo mais recursos para proteção do meio ambiente e transformando a conservação em fator importante de prosperidade econômica regional.

O MMA tem ainda duas iniciativas de promoção do ecoturismo: a agenda de concessões de parques nacionais e o programa Parque+.

Curso Noções Básicas de Condução Ambiental no Ecoturismo

Inscrições: entre 5 e 16 de abril na plataforma online do Educa+

Carga Horária: 20h

Modalidade: Ensino a distância. Todo o conteúdo do curso será disponibilizado na plataforma Educa+.

Público: Moradores de territórios localizados no entorno de Unidades de Conservação e outras áreas naturais com potencial turístico; comunidades rurais e urbanas interessadas na adequada condução de turistas; gestores do setor público e privado; professores e estudantes de turismo e áreas afins; sociedade em geral.

Objetivo geral: Incentivar o desenvolvimento de atividades turísticas de condução ambiental aliada à processos de educação ambiental, além de oferecer conhecimentos teóricos e práticos para condução de visitantes no entorno de Unidades de Conservação e outras áreas naturais.


Fonte: Ministério do Meio Ambiente, acesso em 07.04.2021.

Decreto obriga postos de combustíveis a informarem composição dos preços

fevereiro 23, 2021

A partir de 24 de março de 2021, todos os postos de combustíveis serão obrigados a informarem com clareza a composição do preço final dos combustíveis automotivos, os preços reais e promocionais.

As informações devem ficar disponíveis de forma detalhada e visível no estabelecimento.

As novas regras foram estabelecidas no Decreto nº 10.634, assinado pelo Presidente Jair Bolsonaro e publicado no Diário Oficial da União em 22.02.2021. A medida entra em vigor 30 dias após a publicação.

O objetivo é assegurar o direito dos consumidores de receber “informações corretas, claras, precisas, ostensivas e legíveis sobre os preços dos combustíveis automotivos no território nacional” (D. 10634, 2021).


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Informações sobre tributos

O decreto permitirá conhecer os tributos sobre a venda dos combustíveis praticados pela União, Estados e Distrito Federal, e Municípios. Dessa forma, será possível perceber qual desses entes tem maior participação no preço final.

Os postos revendedores de combustíveis automotivos ficam obrigados a informar os valores estimados de tributos das mercadorias e dos serviços oferecidos por meio de painel instalado em local visível no estabelecimento.

As informações a serem divulgadas aos consumidores são:

  • o valor médio regional no produtor ou no importador;
  • o preço de referência para o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS);
  • o valor do ICMS;
  • o valor da Contribuição para os programas de Integração Social (PIS), de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
  • o valor da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) incidente sobre a importação e a comercialização de petróleo e derivados, gás natural e derivados, e álcool etílico combustível.

Regras para aplicativos

No caso de descontos oferecidos por aplicativos de fidelização, o consumidor deverá ser informado do preço real, de forma destacada, do preço promocional e o desconto.

Quando o uso do aplicativo proporcionar a devolução de dinheiro ao consumidor, o valor e a forma do crédito deverão ser informados de forma precisa e legível.

Clareza sobre o preço do combustível

A Secretaria-geral da Presidência da República acredita que as regras previstas no decreto permitirão ao consumidor entender a formação do preço final do combustível e perceber com maior clareza o real motivo na sua variação.

A medida foi proposta pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério de Minas e Energia e pela Advocacia-geral da União.

Clique aqui para ler o texto original do ato do Poder Executivo.


Fonte: Portal de Notícias do Governo Federal, acesos em 23.02.2021

Guia aborda Educação Financeira para Idosos

fevereiro 22, 2021

O guia Educação Financeira para Idosos objetiva ajudar as aposentados e pensionistas a tomarem decisões mais conscientes de consumo, ampliando seu conhecimento sobre direitos e medidas de proteção.

Clique aqui para baixar o guia ou acesse no site oficial da Previdência Social.

A publicação foi elaborada pela Secretaria de Previdência, vinculada ao Ministério da Economia do Brasil. Destina-se aos aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência Social – RGPS, a partir dos 60 anos de idade.

A iniciativa do governo federal faz parte da estratégia de redução do elevado endividamento de pessoas idosas, especialmente a contratação de empréstimos com juros mais altos.

O material educativo foi redigido com linguagem simples e acessível a qualquer nível de instrução. Aborda conceitos básicos de educação financeira, gestão de benefícios, algumas modalidades de crédito, informações sobre direitos.

Orienta para a prevenção de golpes, fraudes e práticas abusivas que induzem as pessoas idosas a contraírem empréstimos.

Dicas práticas para economizar

O guia esclarece como eliminar desperdícios em casa e economizar nas compras em supermercado e farmácia, nos transportes urbanos, refeições em restaurante, lazer e imposto de renda.

A pessoa idosa pode requerer o benefício da aposentadoria junto ao INSS, sem custo e sem necessidade de contratar advogados.

O empréstimo consignado é a opção mais vantajosa para quem precisa tomar crédito. No caso de maior endividamento, é possível acionar diversos canais para negociação de dívidas e limitação de cobranças abusivas.

Proteção contra abusos e fraudes

Em situação de abuso financeiro, a pessoa idosa poderá denunciar no Disque 100 (ligação gratuita e anônima) ou procurar órgãos especializados para atendê-lo.

Por medida de segurança, os idosos devem evitar fornecer senhas para pessoas estranhas, principalmente por telefone ou e-mail. Todos os cartões de banco inutilizados devem ser destruídos.

É importante desconfiar de ofertas vantajosas e fáceis, evitando tomar decisões imediatistas ou contratar empréstimos. É preciso ter atenção para evitar endividamento, especialmente a opção do crédito consignado.

Em caso de perda, roubo ou fraude, o idoso precisa comunicar o INSS, número 135, e registrar a ocorrência na delegacia mais próxima.

Importância da Educação Financeira

A educação financeira é fundamental para assegurar a liberdade e qualidade de vida para as pessoas idosas. Além de receberem sua aposentadoria sem intervenção de terceiros, os idosos devem ser capazes de controlar e utilizar seu dinheiro da melhor forma possível.


Fonte: Ministério da Economia, acesso em 22.02.2021.

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Plataforma aberta Pi permite diversificar investimentos

fevereiro 12, 2021

A plataforma aberta Pi Investimentos permite diversificar opções e isenta usuários de taxas de administração.

Usuários podem se cadastrar de forma gratuita e visualizar os produtos oferecidos sem ter conta ativa. Não há taxa de adesão à plataforma, nem de manutenção da conta.

A Pi Investimentos é empresa de tecnologia em finanças (fintech), fundada em 2019. Faz parte do grupo Santander, uma das maiores instituições financeiras do mundo.

A plataforma utiliza computação na nuvem, controles de acesso e defesa contra ataques virtuais – clique aqui para cadastrar.

Programa de Pontos Pi

A Pi Investimentos devolve aos clientes parte do lucro obtido nas operações por meio do programa de pontos.

Segundo a empresa, a devolução (cashback) é viável devido ao modelo digital do negócio.

Não há remuneração de agentes autônomos para gestão de carteiras, reduzindo os custos da plataforma.

Dessa forma, os pontos podem ser convertidos em dinheiro na conta para resgate ou reaplicação.

Diversificação de Investimentos

A plataforma Pi oferece grande variedade de produtos para todos os perfis e orçamentos.

Há mais de 380 opções de ativos financeiros a serem escolhidos em quatro modalidades:

1) Fundos de ações, multimercado e cambiais, e outros: cesta de diversos investimentos sob a administração de gestor, patrimônio coletivo de vários investidores.

2) Renda fixa: aplicação com resgate previsível, associada aos indicadores CDI, IPCA ou taxa Selic.

3) Tesouro Direto: títulos públicos do Tesouro Nacional, considerados ativos de baixo risco.

4) Carteiras prontas sob a forma de fundos de fundos (FoFs): diversificam os investimentos e poupam o trabalho de escolher os ativos individualmente.

As opções de investimentos são exibidas no formato semelhante ao de e-commerce. O cliente pode acessar a ficha com detalhes e fazer download dos materiais do ativo.

A plataforma mostra o desempenho de cada fundo nos últimos 12 meses. É possível aplicar filtros por risco, rentabilidade, taxa de administração e aplicação mínima.

A Pi Investimentos busca simplificar e facilitar aplicações pela internet, sem burocracia. Dessa forma, o usuário é estimulado a desenvolver o hábito de investir.

É possível começar com quantias menores, fazendo aplicações com R$ 30 (trinta reais).

Análise do GEDAF

O Editorial GEDAF testou a plataforma Pi e verificou as opções e filtros para escolha de ativos.

O cadastro na plataforma é simples e rápido. O usuário não precisa validar a conta para acessar as opções de investimento.

O sistema da Pi oferece bons recursos para visualizar ativos nos grupos Renda Fixa, Carteira, Fundos de Investimentos e Tesouro Direto.

Utilizando filtros, o investidor pode selecionar ativos mais adequados ao seu perfil. Os filtros são exibidos na margem direita do painel do sistema.

A seleção por filtros é limitada a apenas um critério por vez para ativos da mesma classe. Não é possível aplicar diversos critérios simultaneamente.

O sistema Pi não mostra o rating, a nota do gestor do ativo, atribuída por agências de classificação de risco. Esse indicador é exibido em outras plataformas.

Todo investidor tem objetivos a curto ou longo prazo (vencimentos) e disposição de aceitar riscos em fundos com maior rentabilidade.

Rentabilidade alta no passado não é garantia de retorno futuro. Há fundos cuja rentabilidade negativa implica em rateio do prejuízo para o investidor.

Considerações finais

Apesar de a plataforma Pi ser simplificada e aberta, pode não ser vantajosa para investidores mais qualificados.

Assim, antes de utilizar soluções desse tipo, é recomendável que o investidor procure conhecer as opções disponíveis no seu próprio banco ou corretora.

Exemplificando, há vários anos a aquisição de títulos do Tesouro Direto é isenta de taxas administrativas em muitos bancos e corretoras. A menor aplicação aceita pelo Tesouro é R$ 30. Portanto, a isenção de taxas e a aplicação mínima nessa modalidade não são novidade ou exclusividade da Pi Investimentos.

Educação Financeira é essencial para se utilizar qualquer plataforma digital. Caso contrário o investidor poderá obter resultados insatisfatórios.

É louvável toda inovação tecnológica para estimular e facilitar investimentos. Porém, é preciso ser seletivo para fazer melhores escolhas.


Fonte: Pi Investimentos, acesso em 11.02.2021. Colaborou o especialista em gestão financeira Rone Antônio de Azevedo

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